IPVA RS 2026

Consulte grátis o valor oficial do seu IPVA RS e pague à vista ou em até 12x

certificado ssl site seguro dok Selo Detran RS DOK RA1000 DOK
Vencedor reclame aqui 2023 DOK
Prêmio reclame aqui indicação DOK

Entenda de forma rápida o que é preciso para pagar o IPVA RS em 2026

  • Tipo de débito: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

  • Estado: Rio Grande do Sul

  • Ano vigente: 2026

  • Valor: calculado com base na alíquota do estado + valor venal do veículo

  • Alíquota no RS: 3% para carros de passeio, 2% para motos e 1% para caminhões

  • Como consultar: pela placa no site ou app do DOK, ou pelo site da Sefaz-RS

  • Órgão responsável: Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS)

  • Data limite de pagamento: entre dezembro e junho

  • Descontos: até 25,69% de desconto com antecipação e bom motorista (programa do RS)

  • Isenção de IPVA: PCD, táxis, veículos com mais de 20 anos e outros casos específicos

  • Multa por atraso: juros, multa de 0,33% por dia (limitada a 20%) + inscrição na Dívida Ativa

  • Como pagar com o DOK: à vista no pix ou parcelado no cartão

Tabela IPVA RS 2026

O calendário do IPVA RS 2026 é definido pela Sefaz-RS e organiza os prazos de pagamento conforme o final da placa do veículo. Confira as datas, regularize dentro do prazo e evite a inscrição em Dívida Ativa

IPVA RS 2026
Mês dezembro janeiro fevereiro março abril maio junho
Parcela Cota Única COM Desconto de 7,11% +UPF/RS 1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto de 3% 2ª Parcela ou Cota Única COM Desconto de 2% 3ª Parcela ou Cota Única COM Desconto de 1% 4ª Parcela 5ª Parcela 6ª Parcela
PLACA Vencimento
Final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 30/12/25 30/jan 27/fev 31/mar 30/abr 29/mai 30/jun

O que muda no IPVA RS em 2026?

O pagamento do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul (RS) mantém a estrutura de descontos progressivos para antecipação e a possibilidade de parcelamento em seis vezes. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) anunciou que o pagamento do tributo começa ainda em dezembro de 2025.

A maior novidade é a possibilidade de acumular o maior desconto do país: pagando antecipadamente em dezembro e somando todos os descontos máximos disponíveis (Bom Motorista e Bom Cidadão), é possível obter uma redução de 25,69% sobre o valor total do IPVA. Cerca de 22% da frota tributável (900 mil veículos) pode aproveitar este desconto máximo.

Valor do IPVA RS + Como calcular o valor do IPVA

O valor do IPVA no RS é calculado com base na alíquota estadual, multiplicada pelo Valor Venal do veículo. Quem quitar o tributo até 30 de dezembro evitará a variação da UPF/RS (estimada em 4,43%). Confira as alíquotas do estado do RS:

  • Automóveis e camionetas: 3%
  • Motocicletas: 2%
  • Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação: 1%

Os descontos Bom Motorista e Bom Cidadão, são cumulativos e podem chegar a mais de 25%. Confira:

  • 15% - Bom motorista: Sem multas entre 01/11/2022 e 31/10/2025
  • 5% - Bom cidadão: 50 notas fiscais ou mais com CPF na hora da compra

Com esses dados em mãos, o cálculo é simples:

Valor venal x alíquota = valor do IPVA.

Pagamento do IPVA RS 2026 à vista

O pagamento do IPVA pode ser realizado à vista com descontos progressivos. Quem quitar o tributo até 30 de dezembro terá desconto de antecipação de 3% e não incorrerá na variação da UPF/RS (estimada em 4,43%), gerando uma redução potencial de 7,43%.

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Os descontos de cota única são progressivos, conforme o mês de quitação:

  • Até 31 de janeiro: 3%
  • Até 27 de fevereiro: 2%
  • Até 31 de março: 1%

Nesses casos (janeiro, fevereiro e março), os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. Após esse período, quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar seu IPVA até a data de vencimento da placa, que se encerra em 30 de abril de 2026.

Parcelamento do IPVA RS 2026

O IPVA RS 2026 pode ser dividido em até seis vezes, de janeiro até junho. Proprietários que optarem pelo parcelamento não terão juros.

O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão, com o pagamento da primeira parcela, até 30 de janeiro de 2026. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 3%, 2% e 1%, respectivamente, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

É obrigatório que o pagamento inicie em janeiro, se o proprietário resolver parcelar em fevereiro, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.

Pagamento do IPVA RS no DOK

No DOK, você pode pagar o IPVA RS 2026 e todos os outros débitos veiculares de forma rápida e segura no site ou App. Basta informar a placa e o RENAVAM para visualizar o valor total dos débitos e escolher como deseja pagar.

O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes. Essa opção é uma solução para quem busca maior flexibilidade de pagamento, pois permite incluir o IPVA, multas e a taxa de licenciamento, mesmo para quem já está com o imposto em atraso.

O que acontece se não pagar o IPVA RS?

O não pagamento do IPVA no Rio Grande do Sul gera penalidades financeiras e restrições administrativas. A quitação do IPVA é obrigatória para realizar o Licenciamento Anual (CRLV-e).

O débito sofre acréscimo de multa de mora, que é de 0,334% do valor do tributo por dia de atraso, podendo chegar a 20% do valor do imposto, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após o prazo legal, o valor devido é inscrito em Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT), o que pode resultar em protesto e cobrança judicial.